Quando realizar a manutenção aquecedor da piscina?

Ter um aquecedor de piscina pode ser a oportunidade de sempre manter a água em temperatura adequada para o banho, mesmo quando o clima esfriar. Assim como todo sistema, esses aquecedores também precisam passar por manutenções para que eles continuem funcionando. Por mais que essa boa prática seja considerada óbvia para algumas pessoas, muitas outras acabam esquecendo ou desconhecem essa necessidade. Diante disso, este artigo irá explicar o que é, como funciona e quais são os benefícios que a manutenção do aquecedor de piscina pode trazer.

O que é a manutenção do aquecedor de piscina?

Os aquecedores de piscinas são sistemas que garantem o conforto térmico aos usuários. De um modo geral, eles são desenvolvidos a partir de tecnologias que fazem com a água consiga atingir a temperatura ideal para banho em um curto espaço de tempo.

Para que esse processo continue funcionando em sua totalidade, é preciso que manutenções preventivas e periódicas sejam feitas para que nenhum problema possa atrapalhar o sistema. Por mais que os usuários possam fazer algumas análises prévias, o ideal é que todos os procedimentos sejam realizados por uma empresa especializada.

Os técnicos são treinados para fazer uma análise completa e precisa dos equipamentos, verificando se existe alguma falha que possa trazer prejuízos ou que diminua a vida útil do aquecedor.

Como funciona a manutenção do aquecedor de piscina?

A manutenção fará uma análise completa, verificando o funcionamento de todos os equipamentos que fazem parte do sistema. A empresa contratada realizará alguns testes para identificar possíveis falhas, além da higienização para deixar tudo protegido contra os microrganismos que podem inviabilizar o uso do aquecedor.

Existem três formas de realizar essa manutenção, sendo elas:

  • Preventiva

A preventiva segue o cronograma de manutenção, podendo ter a troca de equipamentos a partir da identificação de falhas ou então quando o prazo de vida útil estipulado pelo fabricante esteja próximo do vencimento. Ela é indispensável para que todo o sistema continue funcionando, diminuindo as chances de os usuários terem problema durante o uso.

  • Preditiva

A manutenção preditiva é realizada para avaliar a vida útil dos componentes do aquecedor. Os técnicos irão verificar o desempenho dos acessórios, identificando possíveis falhas. Caso alguma avaria seja identificada ou esteja com desempenho fora do padrão, a troca do equipamento será feita antes que ele pare de funcionar.

  • Corretiva

A manutenção preventiva acontece para verificar o desempenho dos equipamentos que fazem com que o aquecedor funcione. Os técnicos verificam como o sistema está funcionando, realizando testes e a troca só será feita caso alguma falha aconteça.

Quais são os benefícios?

Os benefícios da realização de manutenções periódicas são vários. O primeiro deles é a garantia de estar utilizando um equipamento seguro e que apresenta menos chances de falhas.

Além disso, também existe um ganho financeiro. Os usuários terão menos gastos com trocas de acessórios e peças, pois todas as que fazem parte do sistema irão apresentar um controle de qualidade elevado, diminuindo as possibilidades de que algum problema aconteça.

Como falado, a higienização também pode fazer parte da manutenção de aquecedores de piscina. Desse modo, as pessoas que se beneficiam do sistema de aquecimento estarão seguras em relação aos agentes nocivos à saúde que podem até causar doenças.

Diante disso, é evidente que todos os três tipos de manutenções são recomendados para que o bem-estar de todos seja garantido.

Quando ela é indicada?

A indicação é que as manutenções sejam feitas semestralmente. Porém, tudo vai depender do uso e do local em que o sistema está sendo utilizado. Em hotéis, pousadas ou estabelecimentos em que a piscina é amplamente utilizada, é indicado que o prazo da manutenção seja menor.

Nesses casos, o aquecedor trabalhará de forma contínua e é muito importante que todos os equipamentos consigam atender essa demanda. Agora, em piscinas residenciais, a frequência de uso é um pouco menor, então a manutenção pode ser feita em períodos maiores.

O ideal é que os usuários tenham uma atenção especial, identificando mudanças ou pequenas falhas que o sistema apresenta.

Quais cuidados os usuários podem ter para evitar problemas no sistema?

Por mais que a indicação seja para que uma equipe técnica faça a manutenção dos aquecedores de piscina, ainda existem algumas boas práticas que podem ser feitas, sendo elas:

  • Proteja a piscina e faça limpezas periódicas

A utilização de lonas  é imprescindível para que a água fique longe da sujeira. Quando a temperatura da água aumenta, é muito comum que alguns microrganismos se proliferem, trazendo danos tanto para os banhistas quanto para o sistema de aquecimento.

Faça uma limpeza geral da parte interna e externa da piscina, utilizando produtos que façam com que a sujeira não fique acumulada.

  • Verifique o nível da água

O aquecimento da água pode fazer com que ela evapore, fazendo com que o nível fique abaixo do estipulado pelo fabricante. Caso esse problema aconteça, faça a reposição da água antes de ligar o aquecedor.

  • Verifique o PH da água

É muito comum que o aquecimento da água faça com que o seu PH aumente, deixando a piscina imprópria para o banho. Por isso, tenha uma rotina de verificação e mantenha os valores abaixo de 7,6, sendo a medida máxima ideal para o banho.

Conheça um pouco sobre a JellyFish

A Jelly Fish é uma empresa do grupo Tosi fundada em 2000. Ela desenvolve soluções em aquecimento. Além disso, todos os equipamentos apresentam uma alta eficiência e foram criados a partir de tecnologias avançadas e que apresentam a combinação perfeita entre eficiência e cuidados com o meio ambiente.

Ela apresenta um laboratório para que os equipamentos sejam testados antes de serem entregues aos clientes. Assim, os testes acontecem em trocadores de calor e sistemas híbridos. Além disso, vale ressaltar que o laboratório da JellyFish é o único em todo o hemisfério Sul, fazendo com que a empresa seja a mais indicada na venda, instalação e manutenção de aquecedores.

Conheça todos os equipamentos disponíveis e garanta o bem-estar do seu estabelecimento comercial ou residencial. A JellyFish está pronta para proporcionar ótimas experiências.