Uma das mais recomendadas opções para aquecimento de água, o sistema de aquecimento solar, oferece vantagens por ser altamente sustentável e econômico. Além disso, pode ser utilizado tanto para residências, como indústrias e comércios.

Siga os tópicos abaixo e saiba por que o sistema de aquecimento solar pode ser o melhor para você.

 

– O que é ?

– Como funciona ?    

– Quais os benefícios da utilização?

– Quais os tipos de sistema de aquecimento solar?

– Para onde é indicado o sistema de aquecimento solar?

– Informações Técnicas do sistema de aquecimento solar da JellyFish

– Por que comprar o sistema de aquecimento solar da JellyFish?

– Conheça a JellyFish

 

Primeiro, entenda o que é:

O sistema de aquecimento solar utiliza como fonte de calor a energia do sol, ou seja, captando e transformando essa energia solar em energia térmica para esquentar a água de piscinas e de uso comum, como em torneiras e chuveiros, por exemplo.

Conforme veremos mais adiante, existem alguns tipos de aquecedores solares.

 

Você sabe como funciona ?

Como dissemos, o sistema de aquecimento solar pode ser para banho e para piscina, mas, apesar de semelhantes, existem algumas diferenças entre esses dois sistemas, conheça:

 

  • Sistema de aquecimento solar para banho

Assim, formado por placas coletoras que ficam acima do telhado em área de maior incidência de luz solar, e um reservatório (boiler). Além disso, no sistema de aquecimento solar para banho, o calor é retido nos coletores. A água fria da caixa d’água chega até eles através de tubulações, onde ela é aquecida e transportada ao reservatório, o qual a mantém aquecida. Assim, quando o registro é acionado, a água quente desce pela tubulação e sai pelo chuveiro ou torneiras.

A circulação da água pode ser forçada na qual uma bomba controla o fluxo de água entre os coletores e o reservatório, ou por circulação natural (termossifão), mais comum nesse sistema, no qual a água aquecida pelos coletores sobe ao reservatório pelas leis da termodinâmica.

O material utilizado neste sistema costuma ser de cobre ou alumínio, além de possuir um isolamento térmico e cobertura de vidro.

Os aquecedores já podem vir com um sistema auxiliar, geralmente elétrico, ou que também pode ser por trocadores de calor (bomba de calor). Esse sistema auxiliar é acionado automaticamente em dias nublados ou chuvosos, a fim garantir a manutenção do aquecimento da água.

 

  • Sistema de aquecimento solar para piscina

Já no sistema de aquecimento solar para piscina, a principal diferença é que não há um reservatório a parte, pois a própria piscina serve como o reservatório onde há a troca da água fria pela água aquecida.

A circulação da água para os coletores se dá unicamente de forma forçada, ou seja, através da bomba de circulação (motobombas) que controla o fluxo de água entre os coletores e a piscina, sendo acionada através de um controlador diferencial de temperatura CDT que mede a temperatura da água a todo momento, acionamento a bomba de circulação de água sempre que houver variação de 5ºC ou mais, ou até atingir a temperatura desejada.

A água fria da piscina passa por tubulações, chegando nas placas coletoras que a esquentam e depois retornam aquecida para a piscina.

O material deste sistema é de polipropileno, por ser resistente a produtos químicos utilizados na limpeza da água da piscina, como o cloro. Geralmente não possuem isolamento térmico e nem cobertura de vidro.

Para ajudar a manter a temperatura da água aquecida por mais tempo, é recomendado usar uma capa térmica de piscina, principalmente à noite.

 

Por que escolher o sistema de aquecimento solar? Conheça os motivos:

Por utilizar como energia de calor, uma fonte renovável e natural, o sistema de aquecimento solar possibilita diversos benefícios, que vão desde da sustentabilidade até maior economia.

Conheça as 5 principais vantagens que este sistema proporciona.

 

  1. Ecologicamente correto

Por ser uma fonte de energia térmica limpa, gratuita e inesgotável, não há a necessidade de trocas de gás e demais poluentes utilizados em outros sistemas. Sendo essa a opção mais sustentável que existe para aquecimento de água atualmente, além de também possuir instalação simples, sem necessidade de construções ou alterações no ecossistema.

 

  1. Custo-benefício

O investimento com o sistema de aquecimento solar, além de ser mais baixo, também oferece um maior retorno por diminuir muito o consumo com energia elétrica, tanto para o funcionamento do sistema que não necessita dela, quanto para o não uso de chuveiros elétricos. Além de um aumento significativo da utilização de bens, como a piscina.

 

  1. Maior durabilidade

O sistema de aquecimento solar tem uma vida útil de 20 a 25 anos, com pouca necessidade de manutenção, sendo apenas preciso limpar as placas sazonalmente.

 

  1. Valorização do imóvel

Ter um sistema de aquecimento solar em sua residência ou empreendimento aumenta o valor da propriedade que pode chegar em até 10% a mais, além da redução do IPTU para propriedades que possuem esses sistemas.

 

  1. Água quente o tempo todo

A água do aquecedor solar que sai no chuveiro, torneiras, ou até mesmo hidromassagens, tem uma temperatura mais eficaz do que nos chuveiros elétricos, além do conforto de ter uma água aquecida a qualquer momento e todos os benefícios à saúde que ela traz. Há também a vantagem de, na falta de energia elétrica (luz), você não ter que se preocupar em tomar banho gelado.

 

Conheça os tipos de sistema de aquecimento solar:

Existem 2 tipos de aquecedores solares, são eles:

 

  • Aquecedor solar a vácuo

Indicado para uso em indústria ou residências que possuem incidência solar muito baixa, esses aquecedores podem chegar a uma temperatura de até 100ºC. O sistema possui um boiler de armazenamento de água, mas ao invés de utilizar as placas coletoras, o aquecimento é feito através de tubos duplos de vidro à vácuo extremamente resistente ao calor e a produtos químicos.

O calor é isolado com o vácuo e o sistema tem formato circular, ou seja,  o que aumenta a captação solar.

Existem dois modelos de aquecedores solares a vácuo, o acoplado e o modular.

 

  • Aquecedor solar plano

Este é o aquecedor solar tradicional que já falamos, ou seja, por placas coletoras e reservatório térmico (boiler). Indicado para residências e comércios que possuem alta incidência solar, para água de uso comum ou piscinas, atingindo até 70ºC de temperatura.

 

Indicação do uso do sistema de aquecimento solar:

Se você quer saber qual sistema de aquecimento é mais adequado para sua realidade ou até mesmo qual tipo de aquecedor solar adquirir, é importante considerar:

  • Qual será a finalidade do uso da água;
  • A temperatura que se deseja atingir;
  • O clima do local e a incidência solar nele;
  • O tamanho do imóvel;
  • O volume de água que costuma ser consumido.

 

Informações técnicas:

Conheça o HOT POOL, sistema de aquecimento solar para piscinas da JellyFish que possui:

– Em primeiro lugar, material de polipropileno atóxico resistente à radiação UV e UVB, e a produtos químicos;

– Em seguida, módulos de 1,5m x 1,2m;

– Posteriormente, desempenho em altas vazões e resistência à pressão (4 Kgf/cm²);

– E por fim, classificação A no Inmetro.

 

Mas afinal, por que escolher o sistema de aquecimento solar da JellyFish?

Além da comprovação em alta qualidade e tecnologia aplicada em nossos produtos, você ainda garante:

– Em primeiro lugar, praticidade na instalação com Sistema de Engate Modular;

– Em seguida, maior área de absorção de calor;

– Posteriormente, utilização de energia ilimitada e mais economia;

– Além disso, design exclusivo do tubo coletor elíptico;

– Alta durabilidade com garantia de 5 anos;

– Baixo custo de instalação e manutenção;

– E por fim, produtos ecologicamente corretos.

 

Sobre a JellyFish:

A terceira empresa do Grupo Tosi, uma fabricante de produtos e soluções da mais alta qualidade em ar condicionado e aquecimento de água, ou seja,  com certificação e aprovação dos consumidores.

Além disso, a JellyFish atua na fabricação de produtos de aquecimento por energia solar com um pensamento alinhado à sustentabilidade, economia e ecologia.

Assim, seu laboratório é o primeiro e único do Hemisfério Sul com estrutura técnica de testes para sensores e softwares que monitoram a performance dos equipamentos, ou seja, possibilita o aperfeiçoamento constante de seus produtos e garante mais tecnologia.  Ficou com alguma dúvida? Gostaria de deixar alguma sugestão? Acesse também esse site para mais informações!