Sistema de aquecimento de água: Entenda o que é, como funciona, os benefícios da utilização e mais detalhes

O que é um Sistema de aquecimento de água ?

Já imaginou ter água quente disponível o ano inteiro de maneira econômica, prática e simples, mesmo nos dias mais frios do inverno? Muita gente não sabe, mas isso é possível graças aos trocadores de calor para banho. Esse dispositivo pode ser usado em diferentes locais. Como por exemplo,  comércio, indústrias, hotéis, motéis, residências, academias, condomínios e clubes. Além disso, é ideal para ser instalado em locais que necessitem aquecer grandes volumes de água, mas que ao mesmo tempo desejam ter praticidade e é claro, economia.

Para se ter uma ideia melhor, os trocadores de calor podem ajudar a reduzir em até 70% os gastos com aquecimento de água. Ou seja, o que pode ser visto como uma excelente vantagem e diferencial. Já que é comum que os custos com aquecimento estejam entre as maiores despesas de condomínios, motéis, clubes e hotéis, por exemplo.

Redução de Gastos com  Aquecimento de Água

Portanto, se a sua busca é por gerir melhor os seus gastos com aquecimento de água através de alternativas mais assertivas, os trocadores de calor para banho devem ser uma opção a ser considerada. A solução já é bastante comum em regiões da Europa, Estados Unidos, Canadá e países asiáticos, se adaptando a diferentes demandas e garantindo água quente em quantidades regulares a qualquer hora do dia e em qualquer estação do ano, mesmo nos dias mais frios do inverno.

Abaixo, nós vamos te contar mais detalhes sobre o que é o trocador de calor para banho, os benefícios de investir nesse sistema de aquecimento de água, como ele funciona, os tipos, para quem ele é indicado e também os motivos pelos quais o sistema de aquecimento de água da JellyFish é a sua melhor escolha a ser feita. Continue a leitura e aprenda como economizar com aquecimento de água de maneira simples, prática e totalmente tecnológica!

Sistema de aquecimento de água: o que é?

            O sistema de aquecimento de água, também chamado de trocador de calor ou bomba de calor, nada mais é do que um dispositivo que realiza o aquecimento por meio da transferência do calor de um ambiente para outro através de um ciclo termodinâmico. Para ser ainda mais específico, o sistema extrai do ar o calor necessário para aquecer um reservatório de água para banho.

Trata-se, portanto, da solução mais eficiente quando o assunto é aquecimento de água, já que utiliza a mesma tecnologia do ar-condicionado, aproveitando o calor do ar para que a água seja aquecida. Esse tipo de sistema de aquecimento de água para banho poupa energia de forma significativa, sendo qualificado como classe energética A. Vale destacar, ainda, que os trocadores de calor para banho também são mais eficientes que outros sistemas tradicionais e mais conhecidos, e também são chamados de solução amiga do ambiente para aquecimento de água.

É importante dizer, também, que a única desvantagem dos trocadores de calor é que o investimento inicial que deve ser feito é maior do que em sistemas de aquecimento tradicionais. Entretanto, devido a economia que as bombas de calor geram, elas realmente compensam mais a médio e a longo prazo, se mostrando como uma excelente opção para aquecimento de água.

Sistema de aquecimento de água: como funciona?        

            O sistema de aquecimento de água funciona de maneira bastante parecida com o ar-condicionado e é fácil de ser entendida. Vamos explicar melhor logo abaixo sobre o funcionamento!

O que acontece é que a bomba de calor extrai do ar o calor necessário para aquecer um reservatório de banho ou boiler. Esse processo é realizado por meio de um fluido refrigerante, substância ecológica que é bombeada por um condensador diretamente para uma serpentina e, depois, evaporada em baixa pressão, absorvendo o calor do ambiente. Em seguida, o fluido refrigerante é comprimido para um condensador, onde realiza uma bomba de calor com água. Em seguida, acontece uma segunda troca de calor, mas dessa vez em um evaporador, onde o ar ambiente entra em contato com o fluido refrigerante. Para terminar, um ventilador, que também faz parte do sistema, ajuda no processo de puxar o ar que entrou em contato com o fluido refrigerante e o envia ao ambiente externo.

Bomba de Calor

Destaque para o fato de a bomba de calor conseguir aquecer a água em qualquer época do ano, ou seja, mesmo no inverno, em que os dias são mais frios. Não é necessário se preocupar também se a bomba de calor irá funcionar em locais em que a temperatura do inverno atinge marcas extremamente baixas, pois os trocadores de calor são eficientes e aquecem a água de forma regular, tanto no verão quanto no inverno a qualquer hora e em qualquer lugar.

Ainda vale dizer que os trocadores de calor para banho JellyFish contam com manutenção fácil, sem dar qualquer dor de cabeça, e também com painel digital com interface amigável, em que o usuário consegue de maneira simples ajustar e regular a temperatura da sua bomba de calor sem qualquer dificuldade. Portanto, trata-se de uma solução extremamente prática e altamente eficiente para locais que precisam de água quente constante e estão em busca de economia e praticidade.

Sistema de aquecimento de água: quais são os benefícios da utilização?

            O sistema de aquecimento de água para banho conta com algumas vantagens que realmente chamam atenção e o tornam a melhor solução atual para aquecer a água. Confira a seguir quais são as vantagens do uso do sistema de aquecimento de água JellyFish e veja se essa não é a solução ideal para você!

Redução da conta de energia

Como o aquecimento da água é realizado de modo gradativo, a bomba de calor acaba demandando pouca energia. Além disso, ela trabalha de forma automatizada, desligando sempre que se atinge a temperatura ideal e religando apenas quando necessário.

Para se ter uma ideia melhor, um aquecedor a gás consome até três vezes mais energia para aquecer a mesma quantidade de água que uma bomba de calor. Portanto, os trocadores de calor para banho possibilitam uma redução de até 70% do custo do aquecimento de água por usar utilizar energia elétrica. Bem interessante, né?

Maior durabilidade

Todos os produtos da JellyFish, como o trocador de água para banho, por exemplo, passam por um rigoroso processo de fabricação e qualidade, tornando-os mais duradouros e resistentes.

Motor silencioso

            Engana-se quem pensa que o trocador de calor é barulhento e incomodo. O sistema de aquecimento de banho da JellyFish conta com motor com compressor Scroll, que é 15% mais silencioso.

Pode ser combinado com sistemas solares, a gás, elétrico, etc

A bomba de calor para banho pode ser usada tanto como um sistema único de aquecimento de água quanto combinada com outros sistemas, como o solar, a gás e elétrico, etc. Essa flexibilidade pode ser vista como uma grande vantagem, fazendo com que o sistema seja adaptável para diferentes demandas e necessidades.

Manutenção simples

O sistema de aquecimento de água da JellyFish tem manutenção simples e realmente fácil de ser realizada, sem gerar qualquer complicação para os seus usuários.

Utiliza pouco espaço para instalação

Outra grande vantagem do sistema de aquecimento de água para banho é que não é necessário se ter um grande espaço para a instalação.

Interface amigável

Engana-se também quem pensa que o sistema de aquecimento de água para banho é difícil de ser ajustado. O trocador de calor para banho da JellyFish conta com interface amigável, ou seja, o usuário consegue, sem qualquer dificuldade, ajustar a temperatura da sua bomba de calor.

Aquecimento constante 

O aquecimento da água ao se utilizar uma bomba de calor é constante, mesmo em dias mais frios ou em regiões em que o clima tem temperaturas significativamente baixas. Portanto, a água fica aquecida na mesma temperatura em todo o momento e em qualquer época do ano. Além disso, como falamos anteriormente, essa temperatura pode ser ajustada de forma simples e prática, pelo próprio usuário através de uma interface amigável.

Sustentabilidade

Como se é utilizado uma fonte gratuita e renovável de calor, a bomba de calor é considerada um dispositivo de uso sustentável, ou seja, amiga do meio ambiente.

Sistema de aquecimento de água: quais os tipos?

 

A Jellyfish, empresa reconhecida quando o assunto é soluções térmicas, oferece dois modelos de trocadores de calor para banho, o HOT 55 e o HOT 70, que se diferenciam por algumas características como produção em litros e capacidade por quilocalorias, por exemplo. Embora ambos os modelos sejam ideais para locais que necessitam aquecer grandes volumes de água, como condomínios, academias, pousadas, clubes, motéis, hospitais e hotéis, é interessante que se verifique quais são as características de cada um dos modelos através das tabelas presentes no catálogo (https://jellyfish.com.br/wp-content/uploads/2018/09/Aquecedor-Banho-JELLY-FISH.pdf) antes de se escolher entre um modelo ou outro.

Sistema de aquecimento de água: é indicado para?

            O sistema de aquecimento de água da Jellyfish é indicado para qualquer local que necessite aquecer grandes volumes de água de forma constante. Como geralmente é o caso de condomínios, academias, pousadas, hospitais, clubes, hotéis, motéis, lavanderias, residências e indústrias, como as de cosméticos, por exemplo.

Sistema de aquecimento de água: informações técnicas

O sistema de aquecimento de água da JellyFish deve ser uma opção a ser considerada na hora de escolher uma marca, já que conta com algumas características e diferenciais que se destacam, como:

– Ajuda a reduzir o custo no aquecimento de água sanitária/consumo;

– Motor com compressor Scroll, que é 15% mais silencioso e 17% mais econômico;

– Utiliza fluido refrigerante ecológico;

– Tem capacidade térmica de 20.000 a 120.000 Btus;

– Conta com interface amigável;

– Consegue trabalhar de forma conjugada a sistemas solares, a gás, diesel, elétrico, etc;

– Condensador Double Wall: trata-se de uma parede dupla de proteção que impede que a água e o fluido refrigerante entrem em contato em caso de o tubo sofrer qualquer dano;

– Tem 1 ano de garantia;

– Sensores de alta e baixa pressão no circuito frigorifico;

– Sensor de temperatura no evaporador com a função de ajudar a descongelar (mesmo em dias mais frios);

– Condensador de cobre-níquel com tubo de aço galvanizado interno e pintura eletrostática;

– Evaporador com aletas banhadas em poliéster;

– Gabinete em aço galvanizado e pintura eletrostática;

– By-Pass interno com anodo de sacrifício.

Por que comprar o sistema de aquecimento de água da JellyFish

            Ao escolher um trocador de calor para banho é imprescindível que se opte por marcas confiáveis e reconhecidas no mercado. Como é o caso da JellyFish!

A JellyFish oferece para seus consumidores produtos que passam por um rigoroso processo de fabricação e de qualidade. Ou seja,  garantindo assim não só produtos altamente eficientes e práticos. Como também econômicos e duráveis. Vale ainda destacar que são oferecidos dois modelos distintos de trocadores de calor para banho. Que como cada um conta com características distintas, como a produção em litros, por exemplo. Se torna possível escolher qual deles se encaixa de forma ideal em suas necessidades e preferências.

Posteriormente, outros dois pontos realmente fortes e que fazem toda a diferença nos produtos JellyFish. Como é o caso dos trocadores de calor para banho, por exemplo. É a facilidade de instalação e de manutenção, e também a garantia de 1 ano. O que só aumenta a confiabilidade dos clientes. Para finalizar, os trocadores de calor para banho da JellyFish também utilizam fluido refrigerante ecológico. Além disso,  são silenciosos e contam com painel de controle com interface amigável. Ou seja, tornando possível que os usuários ajustem e regulem a temperatura da sua bomba de calor sem qualquer dificuldade ou complicação.

Sobre a JellyFish –  Soluções Térmicas

A JellyFish Soluções Térmicas nasceu em 2000 e é a terceira empresa do renomado Grupo Tosi. Assim como todas as outras empresas da Tosi, a JellyFish busca excelência tecnológica. Por isso, realiza pesquisas avançadas em seu laboratório exclusivo. Como por exemplo, testes para sensores e softwares que controlam a temperatura ambiente, umidade relativa do ar. Além de, temperatura de entrada e saída de água e pressões do sistema de refrigeração. Que permitem o constante aperfeiçoamento de seus produtos e também a ampliação de suas linhas.