A pandemia de Covid-19 impactou drasticamente a economia, os relacionamentos pessoais e as formas como as pessoas trabalham. Com isso, muitas pessoas passaram a repensar sua forma de consumir alguns itens essenciais, reinventando seu dia a dia com o intuito de preservar o meio ambiente e reduzir as despesas.

A energia solar deve ter um papel essencial na recuperação econômica pós-pandemia, uma vez que alia a produção sustentável à redução de gastos e geração de empregos. É esperado que, com o retorno gradual de todos os setores e atividades, este tipo de energia seja cada vez mais requisitado pelas empresas e residências. Entenda melhor esse processo a seguir!

Energia solar e economia: qual a relação?

O setor fotovoltaico é considerado um importante propulsor do desenvolvimento econômico, trazendo mais renda e poder de compra para as famílias brasileiras. Além disso, empresas que apostas em energia solar conseguem alcançar uma considerável economia com os custos operacionais, recuperando-se da crise gerada pela pandemia.

O isolamento social exigido pela Covid-19 fez com que muitas residências sofressem com um aumento significativo na conta de energia elétrica, uma vez que todos os moradores tiveram que ficar em casa. As rotinas de trabalho em home office e o ensino à distância também contribuíram para um maior consumo energético nas residências.

Com o orçamento familiar afetado, é esperado que as pessoas passem a procurar a energia solar como alternativa para reduzir as contas. Esta é uma opção bastante vantajosa porque os painéis solares não apenas geram a energia consumida, mas permitem a conversão da energia excedente em créditos energéticos.

Uma vez que o Brasil conta com um generoso potencial solar, a maioria dos sistemas de energia solar consegue gerar toda ou maior parte da energia que o estabelecimento ou residência consome. Com isso, é possível gerar uma economia de até 95% na conta de luz mensal.

Uma vez que esta é uma energia considerada limpa e renovável, apostar na geração de energia elétrica a partir de um sistema solar contribui para a preservação do meio ambiente. No caso de empresas, a imagem de sustentabilidade pode contribuir para o crescimento dos negócios e atração de novos clientes.

Como ter energia solar em sua residência ou comércio?

Um sistema de energia solar exige a utilização de equipamentos específicos para captação da luz, geração de energia e conversão da corrente elétrica. Dependendo do tipo de sistema utilizado, pode ser necessário ainda instalar baterias e outros dispositivos para contabilizar a energia gerada e o consumo.

O ideal é contar com o apoio de uma empresa especializada em sistemas fotovoltaicos, que reúne profissionais experientes e devidamente qualificados a dimensionar o sistema e instalar os equipamentos de maneira correta e segura. Este tipo de serviço ainda oferece manutenção e ajuda no cálculo do orçamento do seu sistema.

Essas empresas também podem fornecer informações a respeito da possibilidade de financiamento do sistema de energia solar, possibilitando assim que a geração energética seja acessível para mais famílias.