Kit aquecedor solar: tudo que você precisa saber.

Conheça mais sobre o que é, como funciona, os benefícios e indicações do kit aquecedor solar, um sistema de aquecimento de água.

– O que é?

– Como funciona?

– Benefícios da utilização

– Quais os tipos?

– Para onde é indicado?

– Informações Técnicas

– Por que comprar o kit aquecedor solar de piscinas da JellyFish?

– Conheça a JellyFish

Definição de aquecedor solar:

Principalmente, é um sistema de aquecimento que usa a captação de energia solar para gerar energia térmica. Por isso, é capaz de esquentar sistemas de água de piscinas, chuveiros ou pia em desde residências até indústrias ou comércios.

Entenda o processo:

O sistema de aquecimento de água funciona através de placas (coletores) que absorvem a energia solar. Esse calor é transferido para a água que circula no interior das tubulações, e fica armazenada no reservatório térmico, também chamado de “Boiler”, que consiste em cilindros onde a água permanece aquecida para consumo.

A circulação entre os coletores e o reservatório é através do sistema termossifão, no qual a água dos coletores fica mais quente e assim, menos densa que a água no reservatório, o que faz com que a água fria “empurre” a quente.

Já em piscinas e sistemas de grandes volumes, é utilizado o sistema de motobombas, no qual essa circulação da água é feita através do bombeamento.

Vantagens do kit aquecedor solar:

Há vários motivos para escolher o sistema de aquecimento por energia solar, confira os 7 principais:

  1. Economia de energia 

Por utilizar como fonte principal de energia o sol, o aquecedor solar gera muito menos custos em comparação a outros aquecedores, necessitando de eletricidade para poucos procedimentos.

  1. Sustentabilidade

Além de utilizar de uma fonte renovável: a energia solar, sua instalação é simples, sem necessidade de construções e alterações no ecossistema, o que colabora diretamente para o meio ambiente.

 

  1. Custo-benefício com aquecedor solar

Começa pela principal fonte de energia ser gratuita: o sol. Além disso, no sistema de aquecimento solar de piscinas o comando é feito pelo controlador digital que apenas aciona a bomba quando a água passa pelos coletores, além de drenar as placas automaticamente, evitando danos na tubulação e superaquecimento, e assim diminuir custos com troca dos equipamentos. A única parte do sistema que precisa de manutenção nesse caso é a bomba do filtro.

  1. Aquecimento eficaz com aquecedor solar

Esse tipo de aquecedor consegue captar bem mais energia e manter a temperatura da água mais elevada e por mais tempo em comparação aos sistemas que utilizam gás ou energia elétrica.

  1. Instalação simples do aquecedor solar

Os aquecedores solar, apesar de utilizarem de uma tecnologia mais nova, conseguem manter um custo baixo de instalação devido seu design e instalação simplificada, sem necessidade de uma grande infraestrutura.

 

  1. Durabilidade do aquecedor solar

Por ser uma tecnologia sólida, mesmo com a elaboração de modelos mais modernos, o sistema e painéis solares não ficarão desatualizados, permitindo uma vida útil média de 20 anos.

  1. Valorização da propriedade

Ter um sistema de aquecedor solar na sua residência, valoriza o imóvel, além da redução do IPTU para propriedades que utilizam dessas tecnologias. Outro ponto é o conforto em ter uma água mais quentinha e aconchegante para qualquer momento ou época do ano. Além do retorno sobre o investimento, no caso das piscinas, onde a utilização será maior.

Conheça os tipos de aquecedor solar:

A diferença entre os aquecedores solar se dápela temperatura que cada um atinge, sua finalidade, o material utilizado e a área ocupada após instalação.

Existem atualmente alguns tipos de aquecedores, são eles:

  • Aquecedor com coletor solar plano

Mais comum e utilizado no Brasil, ideal para residências, no qual as placas são instaladas no teto. Composto por 4 partes: serpentina e aleta, isolamento térmico, caixa externa, e cobertura.  A água consegue atingir uma temperatura de até 70º, suficiente para um uso doméstico.

  • Aquecedor solar a vácuo

Principalmente, composto por tubos a vácuo agrupados em um único item contendo todas as partes do coletor solar plano. Com duas camadas de vidro e um excelente isolamento térmico. Indicado e utilizado mais na Europa, regiões com clima mais frio, e também para ser instalados em indústrias ou em residências com incidência solar muito baixa, já que a água consegue atingir até 100º.

  • Aquecedor solar a vácuo acoplado

Isto é, modelo mais avançado do sistema a vácuo que pode ser instalado em qualquer telhado. Isso porque, a diferença entre o aquecedor solar a vácuo e este, é que os coletores são acoplados diretamente no reservatório de água, trazendo um custo-benefício melhor.

  • Aquecedor solar a vácuo modular

Principalmente, neste modelo a diferença é que um canal chamado “manifold” que liga todos os tubos de vidro do sistema de aquecimento até o reservatório de água, ficando assim tubos a vácuo e reservatório separados.

  • Aquecedor solar para piscinas

Principalmente, diferente dos aquecedores anteriores, utilizados para aquecimento de água para uso doméstico, o aquecedor solar para piscinas é feito em polipropileno e não em metal, para que os produtos químicos usados na limpeza das piscinas não o danifiquem. Além disso, esses coletores não possuem um reservatório térmico: a água circula entre a piscina e os coletores nas tubulações por meio de uma bomba de filtro. Depois de aquecida, a água retorna à piscina.

Assim, o controle do sistema e da temperatura, nesse caso, também é feito por um quadro de comando de forma 100% automatizada e otimizada: o CDT (Controlador Diferencial de Temperatura), possui dois setores térmicos que verificam se a temperatura entre a água e os coletores é favorável ao aquecimento ou não, para acionar o uso de um sistema de apoio quando necessário.

Além disso, uma capa térmica também pode ser utilizada para manutenção do calor.

 

Recomendação de uso para kit aquecedor solar:

Assim, o kit aquecedor solar é indicado para aquecer a água para usos domésticos ou industriais, de residências, fábricas ou comércios, sendo assim que a escolha de seu modelo depende da:

-Em primeiro lugar, quantidade de insolação no local e na região;

– Posteriormente, inclinação e orientação dos coletores solares;

– Em seguida, tamanho da área para aquecimento da água e temperatura desejada;

– E por fim , finalidade do uso da água.

Informações técnicas:

Conheça o HOT POOL: Coletor Solar para piscina da JellyFish.

  • Indicado para uso residencial ou comercial;
  • Módulos 1,5 x 1,2m;
  • Tubo coletor elíptico;
  • Assim como contém, sistema de engate modular.

Motivos para adquirir o kit aquecedor solar de piscina da JellyFish:

Com o kit aquecedor solar da JellyFish, além de qualidade, você garante:

  • Em primeiro lugar, alta durabilidade;
  • Posteriormente, 5 anos de garantia;
  • Em seguida, maior área de absorção de calor;
  • Alto índice de economia;
  • Segurança com uso de material atóxico específico para aplicação em piscinas;
  • Proteção contra radiação UV e UVB e produtos químicos;
  • Além disso, praticidade na instalação com braçadeiras;
  • Design exclusivo do Sistema de Conexão Modular;
  • Desempenho em altas vazões e resistência à pressão (4 Kgf/cm²);
  • Classificação A no Inmetro.
  • E por fim, produto ecologicamente correto.

Sobre a JellyFish:

Principalmente, a terceira empresa do Grupo Tosi, uma fabricante de produtos e soluções da mais alta qualidade em ar condicionado e aquecimento de água, com certificação e aprovação dos consumidores.

Além disso, a JellyFish atua na produção de produtos de aquecimento por energia solar com um pensamento alinhado à sustentabilidade, economia e ecologia.

Assim, seu laboratório é o primeiro e único do Hemisfério Sul com estrutura técnica de testes para sensores e softwares que monitoram a performance dos equipamentos, o que possibilita o aperfeiçoamento constante de seus produtos.