A instalação de um sistema de geração solar é considerada uma opção muito vantajosa para quem deseja reduzir a conta de luz. Porém, é importante analisar cuidadosamente as necessidades do imóvel e os custos envolvidos no projeto, elaborando um orçamento de energia solar que permita avaliar se realmente vale a pena investir neste tipo de energia.

Um sistema fotovoltaico é um investimento de longo prazo, e o orçamento de energia solar deve contemplar esta característica para evitar frustrações em relação às vantagens de gerar a própria energia. É necessário planejamento e paciência, uma vez que o retorno levará alguns meses para ser percebido e o investimento inicial é consideravelmente alto. Entenda a seguir!

Orçamento de energia solar: o que analisar?

O primeiro ponto a ser considerado ao fazer um orçamento de energia solar são as necessidades básicas de seu imóvel, o que inclui não apenas o gasto mensal com a conta de luz, mas detalhes como:

  • Quantidade de moradores na residência (ou, no caso de um estabelecimento comercial, os funcionários do local e o consumo energético de cada um);
  • Aparelhos essenciais que utilizam a energia elétrica;
  • Características do chuveiro (se ele será elétrico ou por aquecimento solar);
  • Climatização do local;
  • Piscina e tipo de aquecimento utilizado.

Esses dados são essenciais para que você identifique as necessidades energéticas da sua residência ou comércio, entendendo a dimensão necessária do sistema de geração elétrica.

Orçamento de instalação do sistema fotovoltaico

Outro fator a ser considerado no orçamento de energia solar é o custo para aquisição dos equipamentos e instalação do sistema. O painel solar ainda é um equipamento que demanda um investimento considerável e, embora esteja muito mais acessível do que décadas atrás, influencia diretamente no custo final do sistema.

Muitas pessoas acabam desistindo de instalar um sistema fotovoltaico justamente por causa do alto investimento inicial. Porém, é necessário lembrar que este valor acaba sendo pago ao longo dos meses, conforme a conta de luz vai sendo reduzida. O orçamento de energia solar deve levar em consideração este retorno em longo prazo.

Atualmente, o Brasil conta com diversas empresas especializadas em geração de energia solar. O mais indicado é procurar por um desses profissionais e solicitar um projeto personalizado para comparar valores e entender se realmente vale a pena você investir neste tipo de sistema.

O que levar em consideração ao escolher um sistema fotovoltaico?

Ao solicitar um orçamento de energia solar, não é apenas o valor do projeto que você deve levar em conta. Também é necessário avaliar questões como:

  • Garantia e confiabilidade do fabricante dos painéis;
  • Potência do sistema fotovoltaico;
  • Dimensionamento do sistema;
  • Previsão de consumo mensal;
  • Qualidade e potência dos inversores;
  • Tecnologias utilizadas;
  • Capacidade técnica da equipe que fará a instalação do sistema.

Outro aspecto a ser levado em consideração na hora de optar pela instalação de um sistema solar fotovoltaico são seus objetivos. Além de economia, esta é forma de energia considerada limpa e renovável, o que contribui diretamente para o meio ambiente. Por isso, se você se preocupa com a sustentabilidade, este é mais um ponto a favor da energia solar.