Já pensou em ter água quente disponível o ano todo de forma sustentável e econômica? Pois é, isso é possível através de sistemas de aquecimento de água para banho e piscina, como o caso da bomba de calor, dispositivo utilizado tanto em residências quanto para comércio e indústrias.

Quer saber por que a bomba de calor é considerada um dos melhores sistemas? Então acompanhe os tópicos abaixo.

 

– O que é bomba de calor?

– Como funciona a bomba de calor?      

– Quais os benefícios da utilização da bomba de calor?

– Quais os tipos de bomba de calor?

– A bomba de calor é indicada para onde?

– Informações técnicas da bomba de calor da JellyFish

– Por que comprar a bomba de calor da JellyFish?

– Conheça a JellyFish

 

Afinal, o que é bomba de calor?

A bomba de calor, também chamada de trocador de calor, é um dispositivo que realiza o aquecimento ou resfriamento, transferindo calor de um ambiente para outro através de um ciclo termodinâmico.

No caso do aquecimento da água, funciona absorvendo a energia térmica do ar, elevando sua temperatura, e transferindo para a água do reservatório (para uso de torneiras e chuveiros) ou para o tanque da piscina.

 

Como é o sistema de funcionamento da bomba de calor?

Semelhante ao funcionamento do ar-condicionado, porém no sentido oposto de refrigeração, o sistema da bomba de calor para aquecimento de água ocorre por meio de um compressor que condensa o ar comprimido e realiza a troca de calor por meio de 2 tubos: interno e externo, no qual o externo é por onde passa o vapor que será condensado, e o interno a água que será aquecida. Após o aquecimento, a água retorna à piscina ou ao reservatório.

Por meio de um painel digital, é possível regular a temperatura. Ao atingi-la, a bomba desliga automaticamente, retomando o aquecimento ao cair a temperatura, o que faz com que a água permaneça aquecida o tempo todo.

Com capacidade para aquecer a água em até 36º C em piscinas cobertas, e 30º C em piscinas abertas, em média.

O uso de capas térmicas é indicado para ajudar a manter a temperatura da água, principalmente à noite, e economizar ainda mais energia.

 

Conheça as vantagens da bomba de calor:

A bomba de calor é uma das melhores opções para aquecimento, devido sua capacidade de aquecer grandes volumes de água com consumo baixo de energia elétrica.

Mas por que escolher esse dispositivo para aquecer a água?

Confira os 5 benefícios da bomba de calor:

 

  1. Redução da conta de energia

Por aquecer de modo gradativo, a bomba de calor demanda pouca energia, além de trabalhar de forma automatizada, desligando ao atingir a temperatura ideal e religando apenas quando necessário para manter essa temperatura.

 

  1. Flexibilidade de uso

A bomba de calor pode ser usada como sistema único de aquecimento assim como também acoplada a outros sistemas, otimizando ainda mais seu aquecimento. Além de se adaptar às necessidades e estrutura específica de cada local e sua demanda.

 

  1. Infraestrutura e manutenção simples

Dispensa a necessidade de área de instalação, utilizando pouco espaço, e sem uso de mão de obra especializada. Além disso, a manutenção é básica, sendo feita uma vez por semana apenas para lavar as aletas do radiador com jatos de água.

 

  1. Aquecimento constante

A bomba de calor é capaz de manter a água aquecida na mesma temperatura a todo momento e em qualquer época do ano, além de permitir total controle de ajuste da temperatura desejada.

 

  1. Economia e sustentabilidade

Comparada a outros sistemas, a bomba de calor possibilita uma redução de até 70% do custo de aquecimento de água por utilizar de energia elétrica apenas para funcionamento da bomba, além de usar uma fonte gratuita e renovável de calor, sendo assim, um dispositivo de uso sustentável.

 

Bomba de calor para aquecimento de água: Tipos de bomba de calor:

As bombas de calor podem ser destinadas para o aquecimento de água ou para a climatização de ambientes, variando de acordo com sua aplicação e função.

Assim, são classificadas em 3 tipos:

 

Bomba de calor para aquecimento de água: Bomba de calor geotérmica

Considerada a melhor opção para gerar água quente com uso de eletricidade, pois consome até seis vezes menos energia elétrica que outros equipamentos. Por outro lado, trabalha por mais tempo. É ligada diretamente ao solo por aterramento. Podendo ser por sistema de circuito fechado horizontal, vertical, “lake”, sistema aberto loop e sistema híbrido.

 

Bomba de calor para aquecimento de água: Bomba de calor ar-água

Similar ao ar-condicionado mais moderno, é um sistema de climatização que pode gerar tanto frio quanto calor. Alguns modelos possibilitam até a produção de água quente.

 

Bomba de calor para aquecimento de água: Bomba de calor para aquecimento de água

Desenvolvida exclusivamente para aquecimento de água, é um dos sistemas mais econômicos, eficazes e seguro para aquecer a água, além de poder ser acoplado a outros sistemas, como o solar, para potencializar seu desempenho.

 

Onde o uso de bomba de calor é recomendado?

O sistema de bomba de calor pode ser utilizado em residências, edifícios, e principalmente, ou seja, é ideal para estabelecimentos com alta demanda de fornecimento de água quente constante, como por exemplo, hospitais, hotéis, pousadas, e até indústrias que utilizam centrais de aquecimento.

 

Bomba de calor para aquecimento de água: Bomba de calor e informações técnicas:

A JellyFish oferece 2 aquecedores de bomba de calor de alta performance em sua linha:

 

1) Aquecedor de bomba de calor para banho

  • Em primeiro lugar, Controlador Lógico Digital;
  • Em seguida, sensores de alta e baixa pressão no circuito frigorífico;
  • Posteriormente, sensor de temperatura no evaporador com função de descongelo;
  • Condensador em cupro-níquel com tubo de aço galvanizado e pintura eletrostática;
  • Evaporador com aletas banhadas em poliéster;
  • Além disso, Modelos com by-pass interno com anodo de sacrifício;
  • Capacidade térmica de 120.000 Btus;
  • E por fim, Condensador Double Wall: parede dupla de proteção que impede que a água entre em contato com o fluido refrigerante caso o tubo sofra algum dano.

 

2) Aquecedor de bomba de calor para piscina

  • Painel de comando digital que automatiza o sistema de circulação de água;
  • Capacidade térmica de 20.000 a 180.000 Btus.

 

Bomba de calor para aquecimento de água: Motivos para adquirir as bombas de calor da JellyFish:

A JellyFish trabalha com materiais de qualidade, sendo reconhecida pelo nível tecnológico e custo-benefício que garante às suas bombas de calor:

  • Em primeiro lugar, Alta eficiência com baixo consumo de energia;
  • Além disso, Maior durabilidade;
  • Motor 15% mais silencioso e 17% mais econômico com o Compressor Scroll;
  • Assim como, Garantia de 1 ano;
  • Serem combinadas a sistemas solares;
  • Em seguida, Fluido refrigerante ecológico;
  • Água na temperatura ideal o ano inteiro;
  • E por fim, Menor custo no aquecimento de água sanitária e consumo.

 

Sobre a JellyFish:

Assim, a terceira empresa do Grupo Tosi, uma fabricante de produtos e soluções da mais alta qualidade em ar condicionado e aquecimento de água, ou seja, com certificação e aprovação dos consumidores.

Além disso, a JellyFish atua na fabricação de produtos de aquecimento por energia solar com um pensamento alinhado à sustentabilidade, economia e ecologia.

Seu laboratório é o primeiro e único do Hemisfério Sul com estrutura técnica de testes para sensores e softwares que monitoram a performance dos equipamentos, o que possibilita o aperfeiçoamento constante de seus produtos e garante mais tecnologia.