A palavra boiler vem do inglês boilling que carrega o significado de fervente, fervura ou ebulição, sendo praticamente essa a sua função. Ele é uma peça indispensável dentro do sistema de aquecimento, pois é, basicamente, o reservatório térmico de água. Além de reservar a água, ele é capaz de aquecer e a manter aquecida, fazendo com que ela seja distribuída na temperatura ideal para o uso. De um modo geral, ele apresenta formato cilíndrico e pode assumir diferentes tamanhos, abastecendo duchas, chuveiros, torneiras e outros pontos da residência ou indústria. O boiler solar é um dos tipos que compõe os sistemas de aquecimento disponíveis no mercado. Ele é econômico e consegue atender desde pequenas residências até grandes indústrias. 

Continue a leitura e descubra mais características deste tipo de boiler e entenda melhor a da eficiência. 

O que é o boiler solar?

Pode-se dizer que o boiler solar é um elemento fundamental dentro do sistema de aquecimento onde se é utilizado a luz do sol como fonte de energia para aquecer a água

Ele é um reservatório preparado para receber a água fria da caixa d’agua, direcionando-a para as placas solares para que o aquecimento aconteça. Além disso, ele também será indispensável dentro do sistema porque fará o armazenamento da água aquecida pelo sol até que ela seja enviada aos pontos de distribuição da rede hidráulica da edificação. 

Como funciona o boiler solar?

Antes de explicar o funcionamento, é bom frisar que o uso de um sistema de aquecimento solar traz benefícios tanto para os usuários quanto para o meio ambiente, pois é uma das formas mais econômicas de se obter energia sustentável. 

Agora, para entender como o boiler solar funciona, é importante conhecer todo o processo de aquecimento. Vamos lá!

Em primeiro lugar, a água fria é enviada para o boiler solar. Ele faz o trabalho de armazená-la até que ela seja transportada para a próxima fase, o aquecimento por meio da luz solar. 

A captação da energia acontece através das placas solares que absorvem o calor do sol, aquecendo a água e a enviando até a serpentina ou tubos de cobre. Após esta etapa, a água é enviada ao reservatório ou boiler solar. 

Ele irá manter a água aquecida até que ela seja distribuída para os pontos de uso dentro da rede hidráulica. Em algumas regiões, é possível que o boiler necessite de um sistema elétrico ou a gás para que o aquecimento continue acontecendo mesmo no inverno ou períodos com pouco sol, sendo conhecido também como sistema de apoio.  

Benefícios da Utilização do boiler solar?

Como falado, os benefícios do boiler solar giram em torno da economia e da não agressão ao meio ambiente. Por ele não utilizar energia elétrica e depender apenas da luz do sol, o sistema pode ser considerado limpo. 

E por mais que a instalação e a compra dos equipamentos para que ele funcione possa parecer elevada, saiba que será gerado uma economia mensal que fará com que todo o investimento valha a pena. 

Mas além disso, pode-se citar outros pontos positivos, tais como:

  • Quantidade maior de abastecimento de água quente em diversos pontos de distribuição da rede hidráulica;
  • Possibilidade de ter banho quente o ano todo sem a necessidade de utilizar energia elétrica;
  • Grande capacidade de armazenamento de água;
  • Possibilidade de utilização em piscinas, fazendo com que elas possam ser utilizadas o ano todo. 

Devido à sua variedade de tamanhos, também pode ser visto como vantagem a sua versatilidade na quantidade de água armazenada. Desse modo, ele pode ser utilizado até em grandes indústrias, onde necessita de grande capacidade de água quente para abastecer os pontos de distribuição. 

O boiler solar é indicado para? 

É possível dizer que o boiler solar é indicado para pessoas que buscam um bem-estar maior durante a utilização da água, prezam pelo meio ambiente e entendem como ele pode gerar uma economia nas contas de energia. 

Mas ele também será importante em locais comerciais e industriais em que a demanda de água quente é grande ou que o número de pessoas que utilizam a água aquecida simultaneamente é elevado, como é o caso de hotéis e pousadas. 

Informações Técnicas sobre o boiler solar

Ele é composto por um tanque interno em aço inoxidável AISI 304 ou 316L, sendo que a sua parte externa apresenta revestimento em alumínio, além de um isolamento térmico em poliuretano expandido.

Ele também tem tubulações de aço inoxidável, termostato com regulagem de temperatura, resistência elétrica blindada e um suporte de apoio em aço galvanizado. 

Por que comprar o boiler solar da JellyFish?

A JellyFish apresenta uma linha completa de produtos e soluções para aquecimento de água. O boiler solar da Jelly foi fabricado a partir de altos padrões de qualidade e está preparado para compor todos os projetos comerciais, residenciais e industriais. 

Escolher comprar o boiler solar da JellyFish é estar garantindo a eficiência no aquecimento da água, tendo a certeza de aumento no bem-estar. 

Especificações:

  • Em primeiro lugar, Modelo : 500 lts
  • Em seguida, Watts : 3.000
  • Posteriormente, Volts : 220
  • Principalmente, Diâmetro : 0,68cm
  • E por fim, Comprimento : 1,60mts

Vale ressaltar também que ele é todo soldado por processo automático TIG/MIG e pode ser fabricado em dimensões especiais. Desse modo, o boiler pode ser ideal para todos os tipos de projetos.

Conheça a JellyFish

Assim a JellyFish trabalha há anos na produção de produtos para aquecimentos de banho e piscina. Além disso, ela também é composta por uma equipe técnica especializada e preparada para identificar as necessidades e trazer soluções viáveis para os mais diversos tipos de projetos que apresentam a necessidade de um sistema de aquecimento. 

Os produtos e equipamentos seguem um rigoroso controle de qualidade, além de estarem alinhados às questões de preservação ambiental. 

A JellyFish criou o primeiro e único laboratório do Hemisfério Sul com estrutura completa para a realização de testes para sensores e softwares que são capazes de monitorar a performance dos equipamentos. Tudo isso faz com que a empresa consiga aperfeiçoar cada vez mais os produtos entregues aos clientes.